ParaVocê

COMO FUNCIONA?

A consulta baseia-se em 3 partes, sendo a primeira uma anamnese (detalhamento da vida do paciente), seguida de uma avaliação postural (verificação das disfunções posturais) e de uma avaliação neurodinâmica.

Após a consulta inicial, será elaborado um tratamento personalizado, baseado nas informações coletadas e iniciado na primeira sessão. Durante o tratamento proposto, você conta com a comunicação direta com a fisioterapeuta e auxílio nas dúvidas e quanto à execução dos exercícios propostos. A cada 3 sessões, em média, é realizado um registro fotográfico para averiguação da evolução do tratamento.

CONSULTA INICIAL

Anamnese Completa: Conhecimento geral sobre o paciente, como queixas, hábitos diários, prática de exercício físico, histórico de doenças, sinais e sintomas.

Avaliação Postural: Averiguação de disfunções e desalinhamentos em pés, joelhos, quadril, coluna, ombros, cabeça e membros superiores e inferiores.

Orientação: Esclarecimento de dúvidas e orientações específicas para cada caso, como hábitos posturais inadequados.

Prescrição do Tratamento: O desenvolvimento do tratamento postural será específico para cada paciente e de acordo com suas necessidades.

Prescrição de Exercícios Domiciliares: Um programa de exercícios para serem executados em casa, como alongamentos e posturas específicas para despertar a consciência da postura adequada.

RPG

A RPG (Reeducação Postural Global) é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano.
Seu objetivo é ensinar o paciente a se posicionar de forma correta – seja deitado, sentado, ou em pé – e a respirar adequadamente, o que evita o surgimento de patologias e elimina dores, as quais podem ser provenientes de maus hábitos posturais, alterações congênitas ou adquiridas ou, até mesmo, fatores emocionais.

Diferentemente da fisioterapia convencional, a RPG trata a causa do problema, não apenas o local lesionado ou com dor. O paciente é avaliado a partir da queixa, mas é preciso distinguir os mecanismos de compensação que desencadeiam a dor. Para que isso ocorra, o tratamento é realizado por meio de posturas estáticas, realizadas com uma correta respiração e com constante correção e orientação do fisioterapeuta.

A técnica é indicada para o tratamento de várias patologias, como desvios da coluna vertebral (escolioses, cifoses, cifoescolioses e lordoses), Distúrbios da ATM (DTM), hérnias de disco, joelhos em varo (para fora) e em valgo (para dentro), artrites, tendinites, bursite, asma, bronquite, entre outras.

A RPG também melhora a postura, fortalece o assoalho pélvico, previne câimbras, melhora a flexibilidade muscular e articular, propicia um sono tranquilo e melhora a capacidade respiratória.

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

A Liberação Miofascial consiste em um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o intuito de atingir uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

O uso exagerado da musculatura, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto e, até mesmo, desgastes emocionais e estresse podem levar a uma alteração prejudicial da fáscia, o que resulta em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos. Isso faz com que o nosso corpo reaja e forme nódulos, que são chamados de pontos gatilho (trigger points).

A manipulação das fáscias é uma ferramenta fundamental nos tratamentos do sistema musculoesquelético, que devolve uma maior liberdade e organização aos gestos, propicia uma diminuição de dores e conduz ao ganho do alinhamento postural. Sua utilização, aliada a outras técnicas posturais - como a RPG - produz resultados otimizados no processo de adequação/alinhamento postural.

DTM e DOR OROFACIAL

Disfunção Temporomandibular e Postura. É sabido que o equilíbrio da ATM e o da dor orofacial estão diretamente relacionados com uma boa postura adotada pelo paciente nas atividades de vida diária.

Os músculos e ligamentos da região mandibular estabelecem ampla conexão com a região cervical e, consequentemente, com os ombros. Isso explica como os desvios posturais em ombros, coluna cervical, cabeça e demais estruturas corporais podem influenciar no surgimento de sinais e sintomas de DTM. Sabe-se, por exemplo, que a mandíbula é parte integral do sistema postural e gera movimentos compensatórios durante a marcha. Além disso, a condição da ATM e a relação muscular com o osso hióide interferem na respiração, na capacidade motora e na força cervical.

Portanto, o ideal é que o tratamento de DTM e da dor orofacial seja associado a um tratamento postural em RPG para adoção e manutenção de uma boa postura, tanto da cabeça quanto dos ombros e também de toda a coluna vertebral.

Se, inicialmente, o problema for postural ou decorrente de lesões em ombros e na coluna vertebral, deve-se ter aí o foco da reabilitação, adotando-se também a indispensável atenção à ATM.