Olá, pessoal!
Meu nome é Paula Chati e estou envolvida com o trabalho postural há mais de 20 anos. Após concluir minha graduação em Educação Física, fui direcionada para um estágio no Laboratório de Biomecânica na UNESP/Rio Claro. Lá, tive a certeza do campo de trabalho e estudo que iria seguir. As numerosas experiências com a Eletromiografia adquiridas nos 2 anos foram determinantes no meu caminho profissional.
Assim, ao término de minha segunda graduação, em Fisioterapia, fiz a formação em RPG e alguns anos depois, especialização em Ortopedia e Traumatologia na Unicamp. Desde então, meu direcionamento profissional ficou exclusivo na Fisioterapia Postural, aliando conhecimentos adquiridos em diversas formações como Pilates, Terapia Manual, Reabilitação Funcional e ATM/DTM.
Conheça um pouco mais sobre mim, acessando meu Linkedin.
"Passei a sentir dores nas costas de forma contínua e cada vez mais intensa. O médico prescreveu RPG e, posteriormente, Pilates. Iniciei as sessões semanais de RPG e, com o passar das semanas, fui me libertando das dores de forma gradativa. O resultado foi tão surpreendente, que nem acreditava que estava levando uma vida sem dores. Além das sessões, o que ajudou muito na rápida recuperação foram as orientações da especialista, as quais recebi durante o tratamento, e não apenas manter o foco na coluna em si. Essa percepção tornou o tratamento mais eficaz."
"Tenho dores na coluna desde a adolescência. Ultimamente, as dores me atrapalharam muito e, além da má postura, o estresse do dia-a-dia e outros fatores me motivaram a procurar ajuda. Através de exames médicos descobri a escoliose e a lordose e fui encaminhada para a RPG. Na Posturall, passei por uma avaliação postural, na qual consegui enxergar algumas compensações e, a cada dia, me sinto melhor. Hoje, até amigos notam a melhora na minha postura. As dores foram diminuindo cada vez mais conforme avançávamos nos exercícios durante as sessões. Desde a primeira sessão, me sinto acolhida pela Paula, que avaliou minha rotina e hábitos com muito carinho e me ajudou a trabalhar em conjunto com ela para evoluir no meu tratamento."
"Procuramos o trabalho da Paula por indicação de nosso médico, pois nosso filho estava passando por transformações físicas e emocionais, típicas da fase de adolescência: crescimento muito rápido (“estirão”), dores musculares e tensão na cervical. As dificuldades de lidar com essas transformações causaram stress emocional, que acabou sendo somatizado em mal-estar físico. O tratamento foi gradativo, mas, dia a dia, pudemos sentir a melhora em nosso filho. Desde o primeiro momento em que tive contato com a fisioterapeuta Paula, fui tratada com muito respeito, profissionalismo, bem como um tratamento individualizado. Paula desenvolve um trabalho profissional de extrema responsabilidade e destaca o comprometimento do paciente nas atividades propostas para que os resultados sejam alcançados. Além do paciente, a família está a par do trabalho que vem sendo realizado. Além de bastante profissional, Paula é uma pessoa que cativa o adolescente, o que proporciona um clima de amizade e parceria durante o tratamento. Hoje, após 15 sessões com Paula, ele está bem, adquiriu autoconhecimento físico/corporal e consegue, assim, lidar muito bem com seu corpo, reações e emoções."
"Eu fazia Cross Training e, na musculação, estava fazendo um treino de força. Treinava em torno de 5 dias por semana, e os descansos eram poucos. Estava no auge da minha forma física e acreditava que estava treinando certo. Porém, devido ao excesso de treino, poucos descansos, fadiga muscular e, possivelmente, devido a compensações naturais do meu corpo, eu lesionei as costas. O homeopata da família havia indicado a Paula para o meu irmão pouco tempo antes, aproveitei e fui também. Inicialmente, fazia apenas RPG e com maior frequência. A dor nas costas sumiu, mas ainda não podia voltar a fazer atividades físicas. Com o tempo, as sessões de RPG foram se espaçando; e, conforme minha melhora, a Paula foi me introduzindo no Pilates. Hoje (aproximadamente 8 meses depois), tenho algumas sessões de RPG apenas para manutenção (a cada 2 meses) e faço Pilates 2x na semana com exercícios mais desafiadores. Fui liberada para voltar à musculação. Hoje, tenho muito mais consciência corporal do que antes da lesão, conheço as posturas adequadas para fazer cada movimento e faço os exercícios com mais qualidade. Indico a todos o trabalho da Paula. Ela me fez muito bem!"
"Conhecemos a Paula por indicação médica para tratamento de escoliose de nosso filho de 19 anos e de lesão decorrente de excesso de esforço físico de nossa filha de 25 anos. Nos dois casos, o tratamento foi muito bem sucedido e atendeu plenamente nossas expectativas."
"Fomos ao ortopedista hoje, e o resultado da Isabela foi excelente. Dá para ver a olho nu a melhora. Obrigado por cuidar da nossa filha!"
"Procurei o tratamento de RPG depois de ter sido aconselhado por meu médico. Tinha uma escoliose, ombros levemente caídos e um problema de tensão nervosa. Após começar o tratamento, tive uma melhora rápida, e, hoje, já não tenho mais problemas com tensão nos ombros e aprendi a me controlar psicologicamente (mesmo que não seja esse o foco do tratamento). A Paula, além de profissional em todos os momentos, sempre se mostrou amável, deixando tudo mais leve e divertido. Aprendi mais sobre mim mesmo e, hoje, posso dizer que vivo em equilíbrio."
"Meu nome é Andrea Viana, sou mãe do Felipe que tem 17 anos e há um ano atrás ele teve indicação para uso do colete ortopédico em função de uma cifose acentuada. O médico não abriu mão desse tratamento. Na ocasião ficamos chocados e buscamos várias opiniões e todas direcionavam para o uso do colete. O Felipe não aceitou usar e depois de algumas conversas com o médico ele nos deu a opção do pilates. Procurei pela Paula e ela nos orientou a começar pelo RPG e depois o pilates. Ela fez a avaliação do Felipe e começamos o tratamento cientes de que seria uma tentativa de segurar o crescimento da cifose. No segundo mês já era notável uma melhora na postura e ele já estava sem dor e em paralelo começou o pilates que também ajudou muito no processo. Recentemente passamos pela avaliação médica e o médico constatou que nesse período não houve evolução da cifose. Essa notícia muito nos alegrou e ele já está liberado para exercícios em academia com acompanhamento. Queremos agradecer pelo carinho e cuidado dispensado com o Felipe e pelo profissionalismo da Paula."
"Em 2 meses de tratamento já pude notar uma mudança muito grande na minha elasticidade, melhora de algumas dores (pescoço, coluna, iliopsoas, nervo ciático) e mudança na postura! Os resultados já apareceram depois de um mês, o que me deixou muito motivada!"
"Em setembro de 2018, tive um deslocamento da mandíbula, o que resultou em dificuldade para abrir a boca, para mastigar e muitas dores na face e ATM. Depois de algumas tentativas de tratamento sem sucesso, encontrei profissionais que trataram do problema com muito conhecimento técnico, experiência e dedicação. O trabalho proposto foi da atuação conjunta da fisioterapia com a odontologia. Agradeço imensamente pelo direcionamento que a Paula e a Polyana deram para a minha recuperação."
"For years I already suffer from higher back-pain, and the orthopedist indicated doing RPG treatment. Paula felt that just RPG would not be enough, and added techiniques from other areas, like Pilates and myofascial release to her treatment. The result is a treatment that is unique for me, for my body and for my problems. And I feel better then ever, almost no more back-pain, but also a better posture, higher muscle tension and a more flexible body."
(Há anos eu sofro de dores nas costas, e o ortopedista indicou fazer tratamento de RPG. Paula sentiu que apenas o RPG não seria suficiente e adicionou técnicas de outras áreas, como pilates e liberação miofascial, ao seu tratamento. O resultado é um tratamento exclusivo para mim, para o meu corpo e para os meus problemas. E me sinto melhor do que nunca, quase sem dores nas costas, mas também com uma postura melhor, maior força muscular e um corpo mais flexível).